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18 de jul. de 2013

Dove Câmera Tímida

garota tímida

O problema da autoestima feminina não é banal. A gente chega na adolescência e começam os problemas: Os braços crescem mais que o tronco, os seios crescem demais (ou menos), não dá mais para usar qualquer biquíni porque os pelos começam a escapulir pela virilha, as espinhas surgem para aterrorizar mocinhas antes de pele lisa e, para coroar tudo isso, aparecem as celulites no bumbum, as estrias nas costas, nas coxas, nas mamas... Não é fácil. Mas é natural. E por que temos tanto problema em entender isso?

A mídia vende um padrão de beleza surreal. Pronto. Não tem outra palavra para descrever melhor. E essa implantação do padrão de beleza começa desde sempre: na propaganda da Johnson & Johnson, no corpo da Barbie, na cor dos olhos das bonecas Meu Bebê... A criança simplesmente não se encaixa. Mas criança tem sua inocência e seu desapego, e acaba não ligando muito para esses padrões. Mas, como eu disse, na adolescência, a coisa complica. Além de estarmos numa fase de desenvolvimento complicada (barriga inchada na menstruação, cravos no nariz, corpo totalmente desproporcional), temos que encarar, além das dificuldades inerentes a essa época da vida, um padrão de beleza imposto no qual simplesmente não nos encaixamos. Quantas de vocês foram ou são parecidas com a Barbie e suas filhinhas? Uma minoria. E, com toda essa construção dos meios de comunicação, o psicológico se torna afetado.

O número de anoréxicas e bulímicas aos 16 anos é absurdo! Inventaram um padrão de beleza que não é saudável, não é natural, que não tem nada de bom. E inventaram não sei porquê (fica meu convite a algum antropólogo ou psicólogo ou qualquer outra coisa que saiba me explicar a origem da magreza e proporcionalidade como padrão de beleza). Não, gatas, não nos encaixamos no padrão, mas, acredite, somos lindas do jeito que somos e na forma em que estamos! E, acredite mais ainda, somos muito mais bonitas do que acreditamos ser.

Em abril de 2013 foi lançada a campanha publicitária encomendada pela Unilever para a marca Dove, Retratos da Real Beleza. O projeto funciona da seguinte forma: um artista forense especialista em retratos falados, treinado pelo FBI, faz o retrato de uma mulher com base em sua auto-descrição e um segundo retrato, com base na visão de outra pessoa a respeito dessa mesma mulher. Isso é feito com várias mulheres diferentes, o resultado é surpreendente e o vídeo foi muito bem premiado no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, rendendo à agência Ogilvy Brasil quatorze prêmios, entre eles sete leões de ouro¹. Para quem não conhece, convido a conferir:



Agora no mês de julho, a Dove lança um novo vídeo como continuação da campanha de abril, o Dove Câmera Tímida.

Abaixo, o novo vídeo da campanha. E lembre-se sempre: você é mais bonita do que pensa.



Não, não sou publicitária da Dove, nem filha do dono, nem nada disso. Achei interessante divulgar também, por vários motivos, sendo o principal deles a falta de autoestima da mulherada em geral (incluindo minha pessoa). Uma pesquisa do aboutourkids.org, divulgada no The Gazette americano por Carol McGraw mostra que meninas têm seu pico de autoestima aos 9 anos de idade, quando então começa a cair, de forma praticamente contínua. Tem algo errado aí, não acha?

1. Veja Online: "Viral da Dove sobre 'real beleza' recebe 14 leões no Festival de Cannes"
Para fins de direitos de imagem, a foto utilizada neste post não é de minha autoria.

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