.

13 de jul. de 2013

Mulher e Futebol: Tem coisa melhor?

Marta futebol Brasil
Eu vou me cansando aos poucos a respeito de alguns comentários que tenho que aceitar descendo goela abaixo. O que diz que mulher não entende nada de futebol é um deles. E o motivo de minha indignação é muito simples: sou mulher, sou linda, sou diva (brincadeira), e amo futebol.

Ao longo dos anos na história da humanidade, a mulher foi tratada como um nada. Ela não era apenas inferior ou submissa, ela era nada. Na Grécia Antiga, serviam para reprodução (e só eram congratuladas se "dessem" ao marido um filho homem). Na Bíblia também serviam basicamente para reprodução - e para justificar o pecado dos homens, claro. Por aí vai. Na história do esporte, não é diferente. Por séculos elas ficaram de fora.

Em Atenas, há mais de cem anos, apenas homens disputaram os primeiros jogos olímpicos da era Moderna. Depois, em 1900, seis mulheres participaram, em Paris. Quatro anos depois, nos EUA, as Olimpíadas voltaram a ser exclusivamente masculinas. Em Londres, 1908, foram 36 mulheres e 2059 homens. Para que a participação feminina no esporte chegasse ao estado em que se encontra hoje, houve muita luta - inclusive ameaça de boicote por parte de alguns países!

No Brasil a coisa também foi feia. A primeira atleta a participar foi Maria Lenk, em 1932. A primeira equipe feminina só veio em 1980 (!) com as meninas do vôlei.

Claro que as Olimpíadas são apenas um exemplo. Meu ponto é mostrar que é muito comum dizer que mulher não entende de futebol, uma vez que historicamente elas foram excluídas da história do esporte de uma forma em geral (do futebol nem se fala!). 22 meninas do Ensino Médio correndo atrás de uma bola é muito engraçado, mesmo, não é? Pois eu peço que façam o mesmo com 22 meninos que não jogam bola, nem uma peladinha no domingo, e muito menos acompanham futebol para valer. O resultado será o mesmo, gatinhos!

Portanto, digo e repito: homem que diz que mulher não entende de futebol, não entende nem de mulher, nem de futebol.
Para fins de direitos de imagem, a foto utilizada neste post não é de minha autoria.

Um comentário:

  1. Concordo Contigo... E Acho super Estimulante ver Mulheres jogando futebol.

    Beleza e talento juntos..show de bola.

    E Machismo existe desde que o mundo.

    Prejudica não só o esporte como todo resto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...