.

1 de jul. de 2014

Clarina

Um beijo gay ou um elefante - qual incomoda muita gente e qual incomoda muito mais?


clara-e-marina-beijo-gay-globo

Na última segunda-feira, 30, duas personagens, Clara e Marina, da novela "Em Família" se beijaram. Um selinho, coisa leve, coisa simples, coisa light. Não é a primeira vez que a emissora transmite um beijo gay, muito menos entre duas mulheres. Há pouco tempo, na minissérie "O Canto da Sereia", Ísis Valverde e Camila Morgado contracenaram várias cenas de um romance intenso e confuso entre as personagens interpretadas. Só um exemplo. Niko e Félix se beijaram em janeiro, alguém já esqueceu? Então por que - eu me pergunto - por que o beijo gay continua deixando tanta gente atordoada?


A cena - muito curta e simples, inclusive - deu brecha para que, nas redes sociais, nos blogs, nas mesas de bar, pessoas e mais pessoas preconceituosas expelissem seus venenos diários, disfarçados de liberdade de expressão, disfarçados de discurso religioso. Algumas me incomodaram tanto que me retirei do local onde estava para não ter que discutir.

Dizem as más línguas que a Rede Globo de Televisão vem apelando para os casais homossexuais como uma forma de conseguir ibope. Será? Não sei, acho possível, mas não no caso das duas novelas do horário nobre - "Em Família" e "Amor à Vida". Os beijos encenados são simples, fofos, cheios de amor. Não existe (Santo Cristo!) conotação sexual. 

Os absurdos que ouvi foram os mais variados, a ponto de que, se alguém que não assistiu ao episódio barra não acompanha a novela, ouve algum desses comentários, lê alguma dessas opiniões, é capaz de crer que o contexto do casal Clara e Marina é totalmente diferente. Falam as palavras "apelativo", "desnecessário", "sujo", "desrespeitoso", como se a emissora tivesse transmitido, no horário nobre, cenas de sexo explícito entre as duas personagens. Não. A Rede Globo de Televisão não transmite sexo explícito no horário nobre. Todo mundo sabe disso. Já exibiu cenas muito picantes, cenas que eu, inclusive, considero desapropriadas ao horário em que estão sendo exibidas (como as dos personagens de Juliana Paes e Rodrigo Lombardi em "Caminho das Índias", ou as do mesmo ator quando, então, contracenava cenas picantes com Cléo Pires em uma novela aleatória cujo nome já me esqueci). Mas o engraçado é que, nunca na história deste país, essas cenas despertaram tanto alarde, causaram tanto murmurinho e recalque, quanto as cenas de minúsculos, medíocres, discretíssimos beijos homossexuais. De onde veio tanta falta de respeito?

"Não é natural". Ah, esse argumento! Cenas de violência constante, assassinato, traições entre cônjuges, conspirações entre membros da própria família, alguma coisa nisso tudo é natural? Não dá, pais, para entender, como é que você quer que eu acredite que um beijo gay vai chocar seu filho mais do que cenas cheia de sangue e violência como em "Avenida Brasil". Que educação você está dando para seu filho? Cadê o amor ao próximo que seu (nosso, na verdade, também sou cristã) Salvador tanto pregou? E, mesmo que você considere a homossexualidade um pecado - é sua opinião religiosa e eu a respeito - por acaso você é limpo de pecados para julgar os outros? O próprio Jesus nos fala, amados, que com o mesmo peso que julgarmos os outros, com ele seremos julgados. Vou além! Mesmo que sua religião abomine as relações homoafetivas, o que te dá o direito de cuspir seu preconceito em cima de pessoas que não são obrigadas a seguir o seu Deus, a sua Bíblia, ou digo melhor, não são obrigadas a seguir a sua interpretação de Deus ou da Bíblia

Eu nem sempre gosto muito da forma como a emissora aborda a homossexualidade. Não acho bacana mesmo que o envolvimento de Clara e Marina tenha que implicar no fim de um casamento, mas acontece, acontece mesmo. Eu mesma não me envolvi com uma garota depois de 4 anos de namoro certinho-correto-heteronormativo? Mas a discussão não é essa, a discussão está na liberdade e, especialmente, na liberdade para amar. Somos um país laico, a televisão é laica (apesar de ser um lixo político, não podia deixar de falar). Aceite isso, lide com isso, conviva com isso e tenha mais amor no coração - seja esse amor de Cristo ou não.

E se eu fosse vocês paravam de reclamar. Qualquer dia eles colocam "The L World" na novela das 23h e aí quero ver o chororô. Abraços e beijos, vamos semear o amor!
Para fins de direitos de imagem, a foto utilizada neste post não é de minha autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...