.

22 de fev. de 2015

Quebrando Tabus - Sexo na Gravidez

6 Posições sexuais confortáveis para casais grávidos

sexo-na-gravidez-posições

Entre homens e mulheres que se sentem menos confortáveis com o barrigão e casais que, por outro lado, sabem aproveitar os picos hormonais oriundos da gestação na hora H, uma verdade é inegável: o sexo muda, sim, durante a gravidez de um casal. Entretanto, ao contrário do que um bocado de gente por aí ainda acredita, a relação sexual durante a gravidez é saudável e perfeitamente normal, com exceção dos casos de alto risco em que o próprio ginecologista recomende a abstinência sexual (que, na maioria das vezes, acaba sendo apenas por um período e não durante toda a gestação, além de poder ser, geralmente, suprida por outras formas de sexo sem penetração). 

Mudanças na libido durante o período de gravidez acontecem tanto para o homem quanto para a mulher, seja ela a própria gestante ou sua parceira sexual. Alguns futuros pais afirmam sentir, especialmente nos meses iniciais de gravidez, uma conexão muito forte com a mulher e esse afeto se manifesta, muitas vezes, através do sexo. "Uma coisa importante de se ter em mente é que o conforto da [gestante] tende a estabelecer o ritmo sexual do casal nesta fase. Sua parceira poderá se sentir mais livre e disposta para o sexo agora que não precisa se preocupar com métodos anticoncepcionais."¹

É importante ressaltar que a gravidez não deve ser encarada como um obstáculo para a vida sexual. Especialistas (e gestantes) afirmam que, entre o fim do terceiro mês e o início do sétimo, a mulher passa por fortes alterações hormonais altamente ligadas ao aumento da libido e, ao contrário do que pode parecer, o orgasmo não representa prejuízo nenhum à saúde do bebê - o que acontece geralmente é uma agitação do feto, devido ao aumento da frequência cardíaca da mãe, algo perfeitamente normal. Ainda assim, nos casos em que o sexo com penetração é proibido por ordem médica em gestações de risco, não estão, de forma alguma, descartadas as demais possibilidades do sexo: masturbação, sexo oral e todos os tipos de brincadeiras que não envolvam necessariamente a penetração.

O fato das náuseas e sonolência diminuírem (ou até desaparecerem) com o fim do primeiro trimestre de gravidez, entretanto, coincide com o aparecimento da barriga, aumento dos seios e mais, me desculpem o despudor, uma caralhada de mudanças no corpo da gestante, o que acaba, muitas vezes por questões puramente culturais, sendo um obstáculo na libido tanto da mulher grávida quanto do parceiro. Mas o sexo, nessa hora, tem uma função muito importante e, mesmo que não tivesse, é uma necessidade fisiológica perfeitamente natural que não precisa ser deixada de lado. "O sexo faz bem para a autoestima da mulher, que se sente desejada, querida e cuidada, principalmente quando é feito com carinho pelo seu companheiro", afirma a ginecologista Bárbara Murayama, diretora da Clínica Gergin, especializada em ginecologia e obstetrícia. Além disso, o aumento da circulação da região pélvica pode fazer com que os órgãos sexuais fiquem mais irrigados, intensificando a sensibilidade e até o orgasmo.

Portanto, pensando em todas as futuras mamães e futuros papais que não querem deixar o sexo de lado, dei uma pesquisada boa e trouxe pra vocês algumas posições consideradas mais confortáveis tanto para a gestante quanto para o parceiro:

posição-colher-gravida-kama-sutra
Renato Munhoz (Arte iG)

1- Colher: Uma das campeãs no quesito "conforto", é a preferida das gestantes que já estão nos meses finais da gestação, pois permite que o corpo descanse mais, sem impedir a penetração, que será feita por trás. Ao mesmo tempo, a mulher pode ser estimulada no clitóris, através da masturbação. Considerar a possibilidade de utilizar um travesseiro pequeno embaixo da barriga, como apoio.



2- Agachamento erótico: Sem muita novidade, esta posição permite que a gestante controle o ritmo do sexo. Nos meses finais pode causar desconforto na coluna e nas pernas.

agachamento-erótico-gravida
Renato Munhoz (Arte iG)


pelve-apoiada-posição-sexo-gravidez3- Com a pelve apoiada sobre um (ou mais) travesseiro(s), o parceiro, ajoelhado, controla o ritmo, além do orgasmo feminino ser facilitado. Com a barriga muito grande, esta posição pode tender a ficar desconfortável. 

papai-e-mamãe-grávida-sexo

4- Papai e mamãe adaptado: Para não pressionar a barriga da gestante, o homem não deita totalmente sobre seu corpo, mantendo o tronco mais elevado. É importante ressaltar que, a partir do fim do primeiro trimestre, o útero começa a aumentar de tamanho à medida em que se adapta às necessidades do bebê e, portanto, não deve haver sobrepeso nesta região.

posição-sexual-gravidez-cruz
5- Cruz: Válida e confortável durante todo o período de gestação. Nesta posição, a mulher fica deitada ou encostada, com a coluna totalmente apoiada, e as pernas flexionadas apoiadas sobre o corpo do parceiro, que se encaixa nela de lado. Vale observar que, dessa forma, a barriga também estará em situação de repouso, sem fadigar a coluna ou as pernas devido ao sobrepeso.

6 - Armadilha da serpente: O nome é engraçado, mas a posição também é super indicada e mega confortável durante toda a gestação. A mulher senta sobre o homem, de frente e, durante o sexo, ambos seguram os pés um do outro.

posição-sexual-grávida-armadilha-da-serpente"O arranjo permite ao casal balançar, em um estimulante movimento de vai-e-vem, e deixa a barriga livre. Além disso, evita a pressão sobre o diafragma – com o aumento do útero, a tendência é que o órgão comprima o músculo respiratório e dificulte um pouco a respiração. Com essa posição, a liberdade e o conforto são maiores. Até o final da gravidez.", afirma a sexóloga Laura Muller, autora do livro "500 Perguntas sobre Sexo". 
Uma outra variação permite que ambos inclinem a coluna um pouco mais para a frente, de forma que o homem consiga abraçar a gestante, fazendo de seus braços uma espécie de apoio para a coluna da mulher.


1- Baby Center Brasil: Sexo na gravidez para os homens.
Para fins de direitos de imagem, a foto utilizada neste post não é de minha autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...