.

16 de mai. de 2015

O Machismo na Publicidade

15 Propagandas comerciais machistas que mostram o quanto a sociedade é escrota e o quanto os órgãos regulamentadores estão pouco se lixando para você, mulher.


Este ano a Conar - órgão responsável pela regulamentação das agências publicitárias no Brasil - foi questionada fortemente acerca de algumas propagandas que, segundo matéria da Carta Capital, vieram ao ar no Carnaval e no Dia Internacional da Mulher. Em resposta, o órgão respondeu à agência Pública: "Não existem muitos casos de propagandas machistas no Brasil porque a publicidade brasileira é madura para perceber que a pior coisa que pode fazer é irritar o consumidor, seja ele mulher, homem ou criança. De qualquer forma, nós não temos uma declaração oficial a respeito desse assunto". Então, com base na declaração da Conar, gostaria de levá-los a uma viagem no tempo através das campanhas publicitárias mais machistas, misóginas, sexistas, ridículas e sem graça que o consumidor já viu, para ver se, quem sabe né?, a Conar nem está tão errada assim...

01- Cigarrilhas Tipalet

“Assopre a fumaça na cara e ela vai acompanhar você em qualquer lugar”, é o que diz o cartaz da marca norte-americana, de 1969. Vrá! Já sabemos de onde os publicitários da Axe tiraram suas propagandas hein?


02- Gravatas Van Heusen

"Mostre para ela que o mundo é dos homens", é o que diz a propaganda da década de 50 que traz no cartaz uma mulher servindo café na cama a um homem - provavelmente seu marido - e entregando-o a bandeja de joelhos.


03- Calças Dracon

Da década de 60, o cartaz da marca norte-americana diz "É bom ter uma mulher perto de casa". A imagem fala por si só.


04- Camisas Van Heusen

De 1949, o cartaz sugere leitura na voz feminina. A mulher então, afirma que:
a) "É ousado" - ao lado da foto em que apanha do marido;
b) "É audacioso" - ao lado da foto em que é beijada pelo mesmo;
c) Algo como "É o visual mais top em camisas" - ao lado da foto em que admira sua camisa. 


05- Tomorrow's Lestoil

A propaganda tentou ser futurista, mas, puta merda! O cartaz de um produto de limpeza diz: "A mulher do futuro fará da Lua um lugar limpo para se viver". SO-COR-RO! Bom, pelo menos eles cogitam a ideia de ter mulheres indo à Lua =/



06 - Fast Shop + Mr. Músculo

Com o anúncio de ofertas especiais, ilustrado por uma máquina de lavar, a Fast Shop diz: "Tenha mais tempo livre", associando à qualidade e tecnologia da lavadora. Seguindo a mesma linha de raciocínio, a Mr. Músculo coloca de forma natural que, em primeiro lugar, a mulher tem obrigações domésticas e, depois, pode cuidar de seus projetos de vida. Não gente, não estamos mais nas propagandas da década de 50. Isso é de 2015.

07 - Palmolive - "Longo Sedutor"

Pra quem ficar com preguiça de dar play, o vídeo mostra uma moça de cabelos longos e bonitos sambando e sendo elogiada na letra de um samba cantado, inclusive, por Diogo Nogueira (que homem lindo de morrer!). Infelizmente esse homem lindo de morrer a aborda pela cintura, o que é tratado no comercial de forma totalmente natural. A narradora do vídeo encerra dizendo: "Palmolive Naturals Longo Sedutor - Cabelos tão bonitos que eles vão te cantar".


É sério que os publicitários da Palmolive acham realmente que a mulher do século XXI precisa de cantada de OMI pra se sentir bem? Eu estava achando a crítica a essa propaganda meio exagerada, mas a frase final foi uma facada no meu peito. Sério. Sofri.

08- Nova Skin - "Homem Invisível"

Imagine uma mulher em um provador de roupas sendo agredida por um homem que lhe dá apertões sem consentimento. Imagine também uma mulher que, andando na rua, tem suas roupas arrancadas de forma brusca por um cara que ela não conhece, que ninguém conhece e que, principalmente, ninguém consegue pegar. Não parece legal, não é mesmo? Pois foi isso que a Nova Schin achou interessante para vender sua cerveja (cerveja bem bosta, diga-se de passagem). 


09 - Combo da Skol

Seguinte: vou mostrar várias propagandas escrotas da Skol no mesmo tópico porque senão vou ter um post com 379 itens. Ninguém pode dizer que a propaganda não é inteligente. Os trocadilhos são bem pensados, tanto na agência publicitária que toma conta da Skol, quando das demais marcas de cerveja, carro etc. Entretanto, será que os publicitários, após anos enfiados na universidade, após anos de experiência de mercado, após anos de estudo de quais são os interesses da sociedade, ainda não se tocaram mesmo sobre as mancadas que estão cometendo? Duvido! Eu tenho certeza que a turma sabe que está sendo sexista na produção de um comercial. Eles, simplesmente, não dão a mínima. É isso aí. Vamos à Skol.

Sério: Se essa propaganda não tivesse esecificando a Skol, você saberia que é uma propaganda de cerveja?

Essa repercutiu hein? Pesadíssima!
Acho que clicando na foto ela amplia e dá pra ler. Ler e chorar, amiga.

ZzzzZzzZZzZz....................

GRAÇAS A DEUS o cara que inventou a canga não bebe Skol. Que coisa mais cafona!

Chega, né?

10- Itaipava - "Faça sua escolha"

Só mais uma da série "publicitários otários acham que mulher não bebe cerveja". E eu não estou falando só de mulher heterossexual. Eu gosto de mulher e não bebo Itaipava porque eles botaram a Aline Riscado na propaganda do "Vai Verão, Vem Verão". Que coisa chata!

Isso é propaganda de cerveja ou de prótese de silicone? Eu tô confusa!

11- Beymen Blender

O anúncio da marca de roupas de Istambul, além de bizarro, é bizarro também. Nem entender eu entendi. Socorro!


12- Mrs. Mac's

A Friboi da Austrália (risos) lança o cartaz dizendo: "Carne magra com uma parte superior crocante". Carne magra. Carne. Carne, é isso que você é, amiga.


13- Ministério da Justiça - "Bebeu, perdeu"

Acho lindo o Ministério da Justiça lançar campanhas que desestimulam o abuso do álcool, embora eu acredite que seja uma bela hipocrisia, uma vez que as propagandas de cerveja deveriam ser, sim, proibidas, assim como as de cigarro foram anos atrás. Entretanto, os publicitários do governo mandaram muito mal no cartaz a seguir. Muito mal mesmo. Após reclamações constantes, a postagem foi retirada do Facebook e os administradores da página pediram desculpas pela gafe.


"Mimimi, se a moça com o celular na mão fosse substituída por um rapaz, vocês não estariam reclamando".
Não mesmo. Eu hein.

14- Ford - Aquela das amigas que arriscam tudo

Porque mulher dirige mal. E não sabe fazer baliza. Blz.


15- ContiBier

Uma propaganda que comprova minha teoria: Machismo = Dor de cotovelo. Beijos!

Cerveja ruim tem mania de fazer propaganda bosta, né?

Chega de sofrer, gente! Por fim, para mostrar pra vocês que nem tudo está perdido, uma propaganda da Bohemia que, em 2013, deu uma sambada na cara do machismo! Adorei! Depois faço um post com propagandas feministas, empoderadoras, com mulher dirigindo e tudo mais.


Ah, a Hiunday fez recentemente uma propaganda do HB20 com uma mulher dirigindo. É uma coisa tão boba, mas fiquei tão feliz! *-* Vale lembrar que o HB20 é um dos melhores (se não o melhor) custos-benefícios do mercado para veículos na sua faixa de preço. Ou seja, além de meiga e abusada a gente sabe comprar carro. Vlws flws. Não vou postar o vídeo porque não sou obrigada, mas procurando tem aí. Mamãe ama vocês.
Para fins de direitos de imagem, a foto utilizada neste post não é de minha autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...